Ter um consultório de alto desempenho: por que isso importa agora e no futuro
Muitos médicos com consultório próprio e administradores de clínicas se sentem sobrecarregados com as demandas do dia a dia. Com tanto a ser feito, eles podem achar que têm muito pouco tempo (ou desejo) para investir na melhoria contínua necessária para ter um consultório de alto desempenho.
É relativamente fácil ver como a eficácia do gerenciamento pode melhorar a lucratividade. Mas se você está satisfeito com sua receita e produtividade, e seu consultório está muito ocupado, ainda existem boas razões para criar uma máquina ainda melhor lubrificada?
Claro que a resposta é sim. Considere os seguintes benefícios que os consultórios de alto desempenho desfrutam:
A vantagem de uma melhor experiência do paciente
Quando combinados com problemas de saúde estressantes, mesmo inconvenientes modestos podem parecer sobrecarregar seus pacientes. Apenas esse impacto negativo nos pacientes pode justificar o esforço contínuo necessário para melhorar seu jogo administrativo.
Pacientes incomodados com problemas do consultório também podem desviar o precioso tempo da consulta para compartilhar queixas que os médicos não podem resolver naquele momento, prejudicando o contato clínico.
Os melhores consultórios estão sempre além do que os pacientes esperam como consumidores. Essa atenção à experiência geral não apenas resulta em menores custos de marketing e melhor retenção de pacientes, ela também permite que médicos e pacientes mantenham o foco onde ele deve estar: nos cuidados de saúde.
A possibilidade de pensar grande
Decisões estratégicas como contratar mais médicos ou funcionários, abrir um novo local de atendimento, explorar novos modelos de pagamento ou conduzir testes clínicos podem elevar o nível de seu consultório, inspirar sua equipe e aumentar os lucros — mas somente se você tiver real possibilidade de considerar estas mudanças. Os consultórios mais bem-sucedidos eliminam as ineficiências sistêmicas e os problemas repetitivos que, de outra forma, esgotariam sua capacidade de perseguir metas de nível mais alto.
Uma organização ágil e resiliente
Não é difícil perceber como o estresse afeta um consultório como um todo — e quão mais tranquila e feliz funciona uma organização bem administrada. Consultórios que não dedicaram tempo para corrigir problemas administrativos repetitivos e ineficiências podem mal segurar as pontas em um dia normal — assim, se aparecem um ou dois desafios adicionais, o caos se inicia. Se isso acontecer com frequência suficiente, pode resultar em burnout e rotatividade de pessoal, agravando todos os problemas.
Em contrapartida, as organizações altamente eficientes podem lidar confortavelmente com a carga de trabalho existente e avançar facilmente para atender às demandas extraordinárias que ocorrem com frequência em uma clínica. Isso ajuda a evitar o custo de rotatividade de pessoal. Também permite que todos no consultório se concentrem na missão — o grande objetivo de servir e curar pacientes, o que faz com que o trabalho na medicina seja recompensador para médicos e funcionários.
Se seu consultório está atualmente sobrecarregado com muitos desafios, fazer melhorias significativas pode parecer um luxo que você não pode pagar. Mas desenvolver a mentalidade de um consultório bem administrado pode ajudar sua equipe a enfrentar os desafios atuais e lidar mais facilmente com os que surgirem no futuro.
Com menos necessidade de se concentrar no combate a incêndios, você terá a capacidade de pensar mais sobre os negócios. E como os funcionários podem ser uma fonte inestimável de ideias, o desenvolvimento de uma cultura voltada para a melhoria pode ajudá-lo a enriquecer as tarefas de cada um e a dar-lhes a motivação de que precisam, criando um local de trabalho mais agradável e produtivo para todos.
Não sabe por onde começar? A análise SWOT é uma ferramenta indispensável para avaliar a situação estratégica atual de seu consultório e descobrir os pontos fortes e fracos, bem como oportunidades e ameaças. Baixe nossa planilha gratuitamente para fazer a avaliação do seu consultório: