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Você sabe como pode otimizar as tarefas em seu consultório médico?

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Cada vez mais se fala sobre a importância da experiência do paciente ao longo de todo o processo do atendimento médico. Dessa forma, médicos, consultórios, clínicas e hospitais buscam aplicar diferentes estratégias para aprimorar o atendimento oferecido e garantir a excelência nos serviços prestados.

Vivemos a era da consumerização da saúde, em que os pacientes se tornam cada vez mais agentes ativos de seus cuidados de saúde e tomam decisões bem informadas e conscientes antes de escolher um profissional para se consultar.

Nesse contexto, uma das formas como você pode alcançar ainda mais qualidade no atendimento em seu consultório, também aumentando a produtividade ao mesmo tempo, é através da otimização das tarefas de rotina que você e sua equipe executam.

Análise: o que pode melhorar?

O primeiro passo para a otimização é fazer uma análise de seu consultório como um todo, avaliando as diferentes áreas e processos pelos quais o paciente passa, e buscar identificar os pontos que podem ser melhorados.

É importante lembrar que isso não significa que seu consultório tenha problemas ou não funcione bem. Pelo contrário, você pode ter rotinas estabelecidas às quais já está adaptado há muito tempo, mas isso não significa que essas rotinas não possam ser aprimoradas ainda mais, trazendo novos diferenciais ao consultório que poderão atrair e fidelizar mais pacientes.

Talvez a parte burocrática de gestão tome muito do seu tempo e você atrase algumas consultas. Otimizar a parte da gestão financeira, de faturamento, etc. ajudaria nessa questão. Ou talvez você tenha um número considerável de pacientes que faltam às consultas. A melhoria do processo de confirmação seria uma solução nesse caso. Essas são apenas algumas possibilidades; identifique quais gargalos existem em seu consultório para que possa encontrar então uma maneira de solucioná-los.

A solução: tecnologias para otimização

Modernizar o consultório, atualizando-o sempre com as novas tecnologias que estão ganhando espaço na área da saúde, é a melhor maneira de garantir que seus processos estarão continuamente em evolução, sendo otimizados através de novas possibilidades que surgem.

Independente de quais áreas do consultório você identificou que pode buscar melhorar, certamente há ferramentas que podem ser adotadas para otimizar as tarefas. É através dessas ferramentas tecnológicas que será possível automatizar tarefas rotineiras e simplificar e agilizar os processos em geral.

Assim o consultório se tornará mais eficiente, o que torna a experiência mais satisfatória para os pacientes, permite que médico e equipe deem mais atenção a eles, aumenta a organização do consultório e como consequência eleva a produtividade.

As ferramentas para otimizar

Recepção:

  • Agenda eletrônica completa que permita facilidade e eficiência nos agendamentos e integração com o prontuário para cadastro prático dos pacientes.
  • Agendamento online para comodidade dos pacientes e menor fluxo de ligações no consultório.
  • Lembretes de consulta automáticos por e-mail para engajar o paciente e reduzir o número de faltas.
  • Confirmação automática das consultas do dia por SMS para reduzir as faltas e liberar o tempo da secretária para atender aqueles que chegam, economizando tempo e dinheiro que seria gasto ligando para cada um dos pacientes.
  • Fila de adiantamento por prioridade para preencher com facilidade espaços vagos que venham a surgir na agenda.
  • Chat interno para comunicação instantânea com o médico de modo discreto.

Atendimento médico:

  • Software médico para registro completo e ágil dos dados de saúde do paciente durante a consulta.
  • Formulários personalizados integrados ao prontuário para permitir ao médico o registro dos dados da maneira que for mais conveniente para si e de acordo com o caso específico de cada paciente.
  • Anexo de qualquer tipo de arquivo ao prontuário do paciente para facilitar o registro de exames, históricos e outros documentos que o paciente compartilhe.
  • Biblioteca de textos para uso de padrões previamente criados ao emitir receitas, atestados e outros documentos, otimizando o tempo gasto na criação e emissão.
  • Disponibilidade total do sistema de prontuário eletrônico, com ou sem acesso à internet, em qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone), para garantir que o atendimento aos pacientes não seja interrompido em circunstâncias inesperadas.

Gestão do consultório:

  • Ferramenta de controle financeiro integrada ao software médico para registro prático e completo das receitas e despesas do consultório, gerando fluxo de caixa.
  • Geração de guias para faturamento de convênios com praticidade e diminuindo a chance de erros.
  • Backup simples e fácil dos dados para segurança.
  • Mobilidade para acesso aos dados e uso do sistema em casa, na rua ou em outros locais de atendimento, com sincronia das informações e total disponibilidade.

Como aproveitar todas essas possibilidades?

Como visto, são diversas as ferramentas disponíveis para otimizar todas as tarefas do consultório médico, indo até além das descritas acima. Porém, perde-se a praticidade e inclusive se torna inviável adotar todas essas ferramentas de modo separado. O ponto-chave da otimização se encontra principalmente na integração de todas essas ferramentas, funcionando em harmonia e centralizadas em um único lugar: o software médico completo.

O software médico ideal vai além, se tornando uma plataforma que irá oferecer todas as possibilidades para utilizar a tecnologia e trazer eficiência, produtividade e excelência para o consultório.

Portanto, o momento de escolher um software para o consultório é primordial, buscando uma ferramenta que possa levá-lo ao próximo nível e continue a evoluir sempre com você.

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Ao otimizar as tarefas em seu consultório, os pacientes saem ganhando e também você, seu consultório e sua equipe. A otimização alivia a carga de tarefas repetitivas, aumenta a eficiência, melhora a qualidade dos serviços e torna o consultório mais produtivo e organizado.

O HiDoctor® é uma excelente opção que possui todas as ferramentas descritas acima e muito mais, oferecendo uma plataforma completa para ajudá-lo a alcançar o sucesso e a excelência em seu consultório.

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